sexta-feira, 11 de maio de 2007

O DIÁRIO DOS PENSADORES - PÁGINA 1

Limpeza não pressagia civilização, decorre dela.
- Alexandre Dumas, Pai (Villers-Cotterêts 1802 - Puys, próximo de Dieppe 1870) romancista e dramaturgo francês

Ninguém deve pensar que sentimento é tudo. A arte não é outra
coisa além da forma.
- Gustave Flaubert (Rouen 1821 – Croisset 1880) romancista francês

A glória póstuma é um sonho da vida que não alcança os mortos.
- Mariano José Pereira da Fonseca, o Marquês de Maricá (Rio de Janeiro 1773 - Idem 1848) filósofo e matemático fluminense

Os espertos perguntam quando não sabem e, às vezes, quando sabem.
- Malcolm S. Forbes (Englewood 1919 - Far Hills 1990) empresário americano

Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.
- Henry Ford (Greenfield 1863 - Dearborn 1947) industrial e cientista americano, o inventor do automóvel.

A riqueza é um dos fins para se viver feliz. Os homens transformam-na no único fim.
- Anatole France (Paris 1844 - Saint-Cyr-sur-Loire 1924) romancista francês

O homem é um pequeno mundo.
- Aristóteles (Estagira 384 –Eubéia 322 a C.) filósofo grego.

Não quero ser gênio... Já tenho problemas suficientes tentando ser um homem.
- Albert Camus (Mondovi 1913 – Villeblevin, França 1960) romancista, dramaturgo, ensaísta e jornalista francês, nascido na Argélia.

Nosso grande trabalho na vida não é ver o que se encontra obscuro à distância, mas no que está claramente à mão.
- Thomas Carlyle (Ecclefechan 1795 – Londres 1881) historiador, jornalista e filósofo escocês.

Eu percebi claramente que várias vezes eu tenho uma opinião quando me deito e outra opinião quando me levanto. Especialmente quando eu como pouco e estou cansado.
- Georg Lichtenberg (Oberramstadt bei Darmstadt 1742 - Göttingen 1799) filósofo alemão

O humorismo coloca o mundo antes da vida, a vida antes do homem, o respeito aos outros antes do amor-próprio.
- Claude Lèvi-Strauss (Bruxelas 1908) antropólogo francês nascido na Bélgica

Foto da Página: Alexandre Dumas, pai

Nenhum comentário:

ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...